Despertando o Gosto pela Alfabetização.
A escola deve ser o lugar onde a criança possa entrar, permanecer, aprender e transformar-se. A educação reflete as características , políticas, econômicas e culturais da sociedade , firmando-se como espaço distinto ao crescimento intelectual , cultural, ético e profissional de seus alunos . Espaço insubstituível para se estimular o estudo e a pesquisa, oferecendo as condições de absorver os conhecimentos disponíveis nos tempos atuais . Por isso ela precisa ser dinâmica e moderna.
Sendo assim a educação como base deve ser voltada para as possibilidades e inovações no sentido de melhorar o ensino tão defasado e desestimulante. Tentando agir seriamente nesta possibilidade podemos perceber que há caminhos, ideias, basta querer que seja um compromisso de todos.
Neste enfoque a Escola Sonho Infantil vem de forma prazerosa desenvolver o projeto “ Como Despertar o Gosto pela Alfabetização” através de quatro etapas proporcionando o estímulo da música, dramatização, poesia e dança. No final de cada bimestre acontecerá a realização das seguintes atividades:
· 1º - Festival da Canção;
· 2º - Concurso de Dramatização;
· 3º - Concurso de Poesia;
· 4º- Festival de Dança.
No desenvolver das atividades será envolvida toda a comunidade escolar. Desta forma objetiva-se proporcionar aos educandos um ambiente motivador , pelo mundo da imaginação com atividades lúdicas e enriquecedoras na construção da aprendizagem e a importância da leitura , levando em consideração os conhecimentos prévios dos educandos .
Em todo o processo de alfabetização, deve-se cuidar para que todos as atividades de leituras e escritas propostas aos alunos apareçam contextualizadas e associadas a uma significação.
PRIMEIRA ATIVIDADE REALIZADA DENTRO DESTE PROJETO
*Festival da canção com os alunos da escola
JURADOS
JURADOS AVALIANDO
Não visar a formação do artista, mas sim, desenvolver o potencial criador de cada indivíduo, garantir a individuabilidade e espontaneidade de modo que, a sua maneira, cada criança pode cantar, falar, expressa-se, movimentar-se sem esquemas e formulas rigidamente estabelecidas num ambiente alfabetizador que a interdisciplinaridade aconteça através dos recursos didáticos músicos dramatização, poesia e dança, onde os mesmos serão concluídos a cada bimestre com sessões literárias. Trabalharemos conteúdos voltados à realidade dos alunos tornando possível, dessa forma a construção de conceitos buscando, em todas as atividades o despertar e o interesse pela alfabetização.
Música
A música visa incentivar o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivos, psicomotores e sócio – afetivo, pelos seus poderes criadores e libertadores, torna-se recurso educativo fundamental para esse processo. A música é a linguagem que ultrapassa os limites da palavra, é a expressão de sentimentos e emoções. O cantar é importante para a criança, pois, pelo entusiasmo e alegria que lhe causam, devem estar sempre ao lado de outras atividades, ficando dessa forma evidenciado, que as experiências das musicas devem ser baseadas em ritmos e sons que ela mesma possa produzir com seu corpo.
Portanto a música carrega consigo uma força muito grande, abrange uma área bem extensa de nossas vidas, se analisarmos os meios de comunicação, estão carregados de comerciais, que contém o toque musical. Em sala de aula não pode ser tratado com indiferença, pois a música está conquistando cada vez mais seu espaço, através da ludicidade em forma de paródias usando temas de conscientização onde o educando através da música, tem mais facilidade de compreender e assimilar os conhecimentos. Além disso, a música por sua própria natureza explora várias partes de nosso corpo, tanto físico como mental. Físico por que, impõe ritmo, espaço e tempo musical e mental por que exige concentração que gera relaxamento, ai a criança se solta cria imagem, fantasias e tudo mais.
A linguagem musical favorece o desenvolvimento da expressão e do equilíbrio da auto- estima e auto-conhecimento contribuído no processo de alfabetização , leitura, escrita e interpretação.